sábado, junho 04, 2005

JPN: Uma aventura no Minho

E cá estamos nós de volta. A redacção do JPN (ou a maior parte dela...) esteve durante quinta e sexta (2 e 3 Junho) na Universidade do Minho para assistir às Jornadas promovidas pela instituição relativas ao tema "10 anos de jornalismo digital em Portugal". Caramba... contactamos todos os dias com este tipo de jornalismo... não podíamos deixar de ir!!! Para além disso era uma óptima desculpa para estarmos dois dias longe do portal... mas isto não era para dizer...

E aprendemos tanta coisa... Nomeadamente que o João Canavilhas é um grande cromo!!! Ora vejam lá, que disse que é importante os cursos de jornalismo e de comunicação terem as 3 vertentes – jornalismo + design + multimédia (até aqui tudo bem) – mas que, não existe em Portugal nenhum desse género... Ora bem... nós até pensamos oferecer-lhe um bilhete de comboio para vir ao Porto conhecer LJCC, mas depois de aturadíssima deliberação chegamos à conclusão de que não vale a pena perder tempo (e muito menos gastar 1, 85€) com cromos desta natureza. Mas é um facto, ele e o António Granado são dois "nerds" no que toca ao jornalismo digital. Parece que não têm mais nenhum interesse na vida. Que pena que eu tenho...

Em contraponto, tiveram que ser os oradores estrangeiros (e cabeças de cartaz por algum motivo, diga-se de passagem) a salvar a sanidade mental dos espectadores e a manter o interesse em estar duas horas num salão de conferências enorme, muito bonito, mas sem ar condicionado... Ramón Salaverría, professor da Universidade de Navarra. Não sabem quem é? Eu também não sabia, mas fiquei a adorar o homem. Para além de saber do que fala (de outra forma não teria sido convidado, obviamente...) é bastante simpático. Depois da apresentação que fizeram do trabalho dele disse "Esqueceu-se de referir que tenho uma filha de 2 anos, o que também dá muito trabalho...". Gargalhada geral na plateia que ficou desde logo conquistada. Para nós foi o mote para acordar, já que estávamos de ressaca da longaaaaaaa noite anterior.. Mas isso agora não interessa nada... Salaverría disse que, no futuro, a internet irá criar uma simbiose com a rádio e a tv , originando a crise da imprensa. Isto, para quem como eu está a pensar fazer carreira no "jornalismo no papel" não é uma boa notícia... Disse ainda que a internet não proporcionou a interactividade desejada entre os jornalistas e o público. Por isso pessoal, é favor começarem a escrever comentários no JPN para contrariarmos esta tendência ;)

Já antes o professor Rosental Calmon Alves, grande jornalista brasileiro e um dos pioneiros do jornalismo digital no Brasil lançou o apelo aos estudantes de jornalismo: "Explorem a capacidade de se adaptar às mudanças. Aproveitem para se formar aprendendo a aprender. Outra coisa essencial é perder o medo da tecnologia. O computador é fundamental na vida". Más notícias pessoal, saber usar o Dreamweaver, o Quarkx, etc, saber fazer bases de dados e todas essas coisas que nós tanto "adoramos" vão ser mesmo necessárias no futuro... Para além disso, também diz que a imprensa tem um futuro incerto... Ou seja, dediquem-se mais ao jornalismo digital. Parece que é mesmo o futuro.

No que respeita ao nosso curso, grande desilusão... O "nosso" Hélder Bastos, na sua apresentação limitou-se a ler um textinho não-sei-de-quem e revelou pouco à vontade para discursar perante uma grande plateia... Por outro lado, momento hilariante entre nós. Durante uma das conferências o Sérgio Nunes enviou online uma pergunta para os oradores (não interessa qual era a pergunta até porque não me lembro...) e o responsável por transmitir as perguntas disse "o aluno da Universidade do Porto, Sérgio Nunes pergunta...". Escusado será dizer que não conseguimos conter o riso e que ninguém na sala percebeu porquê. Até que o Zamith esclareceu os participantes de que não se tratava de um aluno, mas de um professor. Tudo revelado, portanto. Além disso recebemos no final das jornadas um agradecimento especial por sermos os únicos alunos do Porto que se deslocaram a Braga para assistir às palestras. E merecemos!!! Se não fossemos nós a sala estava sempre às moscas. Parece que os alunos de Comunicação do Minho não se interessam muito por este tipo de coisas... Só lá estavam praí uns seis ou setes presentes. Enfim...

E a Universidade do Minho é fantástica. Enorme, excelentes condições... Imaginem todos os cursos da Universidade do Porto unidos num só local. Brutal!! Além disso, é difícil encontrar mulheres feias naquela universidade... É "show de bola" mesmo. Até pensei em ficar por lá... Mas depois lembrei-me que LJCC também tem muitaaaaas mulheres lindas. Estou a lembrar-me de um ou dois exemplos mas não posso referir nomes... Descubram por vocês próprios a quem me refiro. Adiante.

Para além de tudo, esta viagem serviu também para o pessoal do portal se ficar a conhecer um pouco melhor. Passamos bons momentos juntos, a tentar descobrir onde era o hotel (os bracarenses não sabem dar indicações...), à procura de um restaurante aberto às 22h30, nos copos no Campo das Vinhas, à espera dos autocarros que pareciam nunca chegar, na conversa às tantas da manhã, o Pedro a roubar a minha parte dos lençóis a noite toda, o Hugo a revelar os meus segredos do passado e a Agostinha a pegar comigo constantemente por causa disso...

Enfim, uma viagem perfeita. Obrigado ao Hugo, ao Pedro, à Agostinha, à Andreia, à Letícia, à Mariana, à Anabela, ao Gonzaga, ao Carlos, à Milene, ao Rios, ao Candeias, ao Zamith, ao Luís Santos, ao Joaquim Fidalgo e a todos os que nos proporcionaram uma estadia fantástica na cidade dos arcebispos. Agora temos encontro marcado para 2015 para as jornadas "20 anos de jornalismo digital em Portugal". O pessoal de LJCC que não foi desta vez está convidado a vir connosco. Não se vão arrepender ;)

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

pois é verdade Daniel. lá fomos nós até á cidade dos arcebispos , não..para professar qualquer credo. mas quiça trazer de lá algumas dúvidas. o mote foram as jornadas "10 anos de jornalismo digital" da Uinversidade do Minho.

É certo que gostas de usar a palavra "cromo" eu não iria tão longe- até porque...olha as "oportunidades de emprego" (lol). realmente tanto oradores que abriram e fecharam as jornadas foram execelentes.

O bom ambiente vivido na UM é mais que factual e "as nativas ai...as nativas"..aliás o Luis Santos já nos falava deste tão bom ambiente e das boas gentes do Minho, quando ainda era o nosso bem aventura Professor de rádio. E é caso para dizer "volta Luis Santos que estás perdoado" e...fazes muita falta na UP.

A redacção do JPN deslocou-se em peso a estas jornadas e atrevo-me a dizer que se nao fosse a UP, as jornadas da UM tinham corrido sérios riscos de ter conquistado moscas para o futuro do jornalismo online. O momento não poderia ter sido melhor para os jornalistas do JPN se terem conhecido melhor entre si.

A noite foi longa, é certo. tal como os duches de manha cedo, razao pela qual as conferências da manhã se atrasaram (terá sido por nós?uhmm).

Após um hambuguer, um pires e sabe-se la mais o quê, O JPN voltou à sua pátria. A verdade é que trouxe boas recordações e quem sabe daqui a 10 anos sejam estes nativos e frescos caloiros jornalismo (online) os convidados especiais para o painel dos oradores.(esperando que o Granado e demais "Semi-Deuses" do jornalismo (que pelos vistos nada sabem de jornalismo em Portugal.referindo -se à ausência de Cursos de jornalismo mais completos e adaptados, esqueceram-se do exemplo do Porto) estejam reformados. Mas antes disso acontecer tenho um conselho: já que são jornalistas, informe-se antes de abrir a boca e sair...

Fica por saber quem ressonou a noite inteira no quarto dos Homens. "Alguém ressonou a noite inteira no nosso quarto e ainda por cima de uma forma esquesita. eu não sei quem foi. estava a 'semi-dormir'", afirma Hugo Manuel Correia.

Salve Jornalistas do Mundo. Cuidado que eles andam aí...(os jornalistas do JPN 2005 leia-se)

4:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agora fiquei curiosa quanto às cadeiras leccionadas no vosso curso...

Rita
(uma (ex)aluna de CS da UM)

10:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:23 da manhã  
Blogger Eu said...

Obrigado ao blahblahblah pelo comentário que deixou no meu blog, mas devo dizer que o texto ao qual se refere não foi escrito com quaisquer pretensões de se tornar um texto jornalístico. Foi apenas um texto corrido relativo a uma viagem que um grupo de alunos, do qual eu fiz parte, efectuou à belíssima cidade de Braga para assistir a um conjunto de conferências. Portanto, como deve calcular, relativamente ao conteúdo, o texto dirige-se única e exclusivamente aos que participaram nesta visita, uma vez que os aspectos nele referidos não são mais do que "private jokes" que dificilmente outra pessoa poderia entender. Em todo o caso, se pretender descobrir como é que eu e os meus colegas escrevemos "jornalisticamente" aconselho-o(a) a visitar o nosso site "JornalismoPortoNet" - http://jpn.icicom.up.pt".

Cumprimentos

2:38 da manhã  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:56 da manhã  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:58 da manhã  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

3:00 da manhã  
Blogger Carlos Romão said...

Daniel,
diverti-me a ler a aventura do JPN no Minho, até porque conheço uma boa parte dos protagonistas.
Um grande abraço.

9:24 da manhã  
Blogger daniela bertocchi said...

Daniel,
Gostei do post. Tá sincero. E divertido. Bom saber a percepção que vcs tiveram do evento.
Abraços (e obrigada por ter deixado comentário no meu blog).
Daniela Bertocchi

10:08 da manhã  
Blogger vadio said...

Daniel,

Obrigado pelo elogio à organização.
Gostei muito de vos rever a todos.
Estou sempre por cá (seja na UMinho seja no Atrium) disponível para o que precisarem.
Abraço.

luis santos

12:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ler todo o blog, muito bom

9:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home