segunda-feira, janeiro 15, 2007

O Sorriso e o Ego



Há uma questão que nos afecta a todos - a nós próprios e, por consequência directa, aos outros - desde o momento em que o homem/mulher começou a ter consciência que é um ser social. Como podemos eliminar - ou, em primeira instância, atenuar - o nosso egoísmo, as nossas próprias necessidades, em suma, o nosso Ego, para nos tornarmos capazes de ajudar, de uma forma mais eficaz, todos aqueles que nos rodeiam?

Não é fácil. Já discutimos isso algumas vezes. O Rúben chama-lhe Personalidade. Eu chamo-lhe Ego. Mas cada um pode dar o seu contributo e nomeá-lo como entender. Não posso dizer que já consegui eliminar o meu. Seria demasiada presunção. Mas, pelo menos, ganhei uma certeza. E encontrei-a num verso de uma canção de Frank Zappa. 
- Sim, não vivo sem música. Assumo =p -

-

I come from nowhere
And you should go there
Just try it for awhile
The people from nowhere
Always smile

("I Come From Nowhere" - 1982)

Sim! O Sorriso! É essa a solução!
Não o sorriso barato ou forçado. Porque qualquer um é, fisicamente, capaz de esboçar um sorriso "amarelo", mesmo que não esteja emocionalmente com vontade de o fazer. Falo daquele Sorriso verdadeiro, genuíno... Capaz de alterar as emoções e a predisposição interior de uma sala inteira.

A canção poderia ser uma metáfora para isso. Ser de "Nowhere" ou de lado nenhum poderia significar não ter quaisquer tipo de interesses terrenos e, portanto, egoístas ou egocêntricos. Logo, desprendidos do nosso Eu material, teríamos contacto com o nosso Eu superior e, daí, o tal reforço de energia a aplicar na ajuda aos outros. E, com essa forma de viver vem 
o Sorriso. Derivado do facto de sermos fiéis à nossa própria Natureza - fazer o bem -, a qual nos proporciona, a nós e a todos os que contactam conosco, uma Alegria tremenda. Porque todos sabemos como é diferente
estar junto de alguém deprimido ou 
irritado, em comparação com contactar com alguém alegre, divertido e 
disponível para nós.

Por vezes é difícil. Muito difícil... Eu sei.
Mas tentemos. Todos os dias. Simplesmente...

Sorrir  =D

E isso fará toda a diferença ;)
Acreditem

5 Comments:

Blogger Moonhypnose said...

Olá!

Desculpa a intromissão, mas vi este blogue no Cuidadinho com o Cão e decidi visitar este também. E não consegui deixar de comentar este post.

O sorriso que falas é aquele que vem da alma, o mais belo de todos os sorrisos que tudo dizem sem nenhuma palavra ser pronunciada. É contagiante e é a expressão mais doce e terna quando sincera. Um sorriso faz milagres e liberta-nos das tristezas.

Parabéns por este post! Adorei! Beijinhos.

Eu já falei do sorriso no meu blogue no Sol. Se quiseres visitar aqui fica: http://sol.sapo.pt/blogs/eunicetavares

Beijinhos

8:00 da tarde  
Blogger Cláudia Gomes said...

Este sim é o verdadeiro sorriso, aquele que aquece coraçoes, que nos alegra quando estamos tristes, ue nos faz viver intensamente a vida! Porque levar a vida sem um sorriso nao é, de todo, uma boa filosofia...
Tou 100% de acordo com o teu post, alias, eu tou sempre de acordo ctg( quase sempre!lol)!eheh é o dom da amizade!

10:15 da tarde  
Blogger vânia said...

O sorriso é das expressões mais maravilhosas que existem quando sincero! E torna tudo muito mais fácil. Muito mais positivo.

Eu começo logo de manhã a sorrir para o tecto (quando não há ninguém por perto)! =)

Toma um sorriso para ti. Beijinhos

6:04 da tarde  
Blogger chiclete_ou_chicla said...

Sometimes it's worth the shot... For you it always is. Thank you. :)

6:28 da tarde  
Blogger Sara said...

Vivo de sorrisos :D

9:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home