segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Because sometimes you can’t make it on your own



Bem, há já algum tempo que tenho um ideia fixa a fervilhar-me na cabeça, mas não sei o que fazer com ela. Todos os dias invariavelmente os nossos sentidos são invadidos por histórias, imagens e relatos de pessoas - nos noticiários televisivos, nos jornais, na rádio, na Internet, etc. - que sofrem de carências, doenças controladas nos países desenvolvidos, maus tratos, fome, pobreza extrema e que não conseguem ver satisfeitas as suas necessidades mais básicas. Vemos as imagens, ouvimos os relatos, dizemos “Coitados... Que pena...”, mas encolhemos os ombros e seguimos em frente fechados no nosso pequeno mundo, queixando-nos das nossas insignificantes desventuras e preocupados com os nossos ínfimos problemas – pelo menos a maioria de nós - que, se pensarmos bem, não são nada comparados com aquilo que milhões de pessoas sofrem todos os dias. É justo queixar-me que o caixa do supermercado me roubou alguns euros ao dar-me o troco, quando aquilo que eu acabei de comprar para o meu jantar é mais ou menos o que uma criança desfavorecida no Senegal come em meio ano? Será correcto lamentar a minha má sorte num projecto de trabalho ou de estudo quando milhões de crianças por todo o mundo não têm sequer a oportunidade de estudar e de vir a concretizar os seus sonhos um dia?

Por tudo isto tenho uma vontade imensa de ajudar essas pessoas, de me juntar a uma organização de ajuda humanitária, de ser voluntário, de dar o meu contributo, por muito pequeno que seja. Porque todos os meus problemas me parecem insignificantes quando comparados com a fome, a miséria e a pobreza extrema que parecem alastrar a cada dia que passa um pouco por todo o mundo. Não é justo que eu esteja aqui egoístamente sentado às voltas com questões que, agora que penso nisso, não são mais do que nada. O meu principal problema é que... não sei como o posso fazer ou onde me dirigir... Se alguém tiver alguma sugestão gostava muito de ouvi-la.

Eu sei que muita gente poderá pensar “Oh, és um sonhador! Queres mudar o mundo sozinho e de um momento para o outro. Deixa-te disso.”. Sim, talvez seja um sonhador. Muitos já o foram no passado e morreram por causa de um sonho. Mas antes disso conseguiram fazer a diferença. E se eu conseguir colocar um sorriso na face de pelo menos uma criança, se tiver contribuído para lhe devolver os seus sonhos, então poderei dizer que todo o esforço valeu a pena. Sim, talvez queira mesmo mudar o mundo. Mas não sozinho. Quero apenas dar o meu contributo, ser parte de algo que tenha reais possibilidades de ajudar. Não vou conseguir mudá-lo de um momento para o outro, também sei disso. Mas como em tudo na vida tem que haver uma evolução, a qual deve começar em algum momento. A mudança pode não acontecer durante esta geração, nem na próxima ou na seguinte. Mas um dia... Quem sabe...? O mundo se torne um só. E eu gostava de poder dizer que contribuí para isso. Esteja onde estiver.


Mama, they try and break me.
The window burns to light the way back home
A light that warms no matter where they've gone.
They're off to find the hero of the day
But what if they should fall by someone's wicked way?

Still the window burns, time so slowly turns
Someone there is sighing
Keepers of the flames
Do you feel your names?
Do you hear your babies crying?

Mama they try and break me
Still they try and break me
'Scuse me while I tend to how I feel
These things return to me that still seem real
Now deservingly this easy chair
But the rocking stops by wheels of despair

Don't want your aid
But the fist I've made for years won't hold or feel
No I'm not all me
So please excuse me while I tend to how I fell
But now the dreams and waking screams that ever last through the night
So build the wall behind it crawl and hide until it's light
Can you hear your babies crying now?

Still the window burns
Time so slowly turns
And someone there is sighing
Keepers of the flames, can't you feel your names?
Can't you hear your babies crying?

But now the dreams and waking screams that
ever last the night
So build a wall behind it crawl
And hide until it's light
So can't you hear your babies crying now?
Mama they try and break me

("Hero of the Day" - Hetfield/Ulrich)

4 Comments:

Blogger Lasanha said...

Sonhar faz bem...

Abraço

6:50 da tarde  
Blogger Mariana said...

Vou mandar-te um mail com links de associações que aceitam voluntários para missões humanitárias. Entretanto vai espreitando a AMI e a HUMANA (acho que é http://www.humana.org).

1:55 da tarde  
Blogger Mariana said...

Afinal não vou, porque não encontro... Mas faz um search no Google por ONG que encontras muita coisa. Uma amiga minha esteve a trabalhar em NY nessa área e diz que há milhares de coisas! Boa sorte!

1:59 da tarde  
Blogger Eu said...

Antes da realidade vem o sonho. E de que serve estarmos vivos se não pudermos ajudar ninguém? ;)

Abraço!

Brigado bruxinha :) Fazias-me um grande favor.

Beijo Grande*

2:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home