domingo, fevereiro 19, 2006

Ostentação vs Coração


Há coisas que eu não compreendo e que me recuso a compreender. Mas esta revolta-me sobremaneira, pelo facto de ser derivada de uma mentalidade mesquinha, burguesa, de novo-riquismo. Passo a explicar. Porque é que certas pessoas insistem em adoptar cães de raça? Não há nada de errado em adoptar um animal, muito pelo contrário. É até extremamente louvável que uma família se mostre disposta a dar um lar a estes seres que são, afinal, a melhor companhia que qualquer criança ou adulto pode ter. Independentemente de estes terem pedigree ou não.São meigos, carinhosos, fiéis, companheiros e recebem-nos sempre com aquela ternura que nos faz esquecer todo e qualquer problema com que possamos ser confrontados no dia-a-dia.

A meu ver, o problema - posso até estar errado - é a questão que algumas pessoas fazem em que aquele cão que pretendem adoptar seja de raça. Apenas para que o possam exibir aos amigos, família e vizinhos, olhando-o apenas como um objecto de ostentação, uma peça da mobília, comparado a um Rolex ou a um Mercedes. Talvez eu esteja enganado. Talvez eu seja demasiado cego para não conseguir ver a diferença entre um cão de raça e um dito "rafeiro" que, por ter nascido a partir de "pais sem papéis", terá menos possibilidades de ser amado e acolhido num lar. Talvez eu seja demasiado inocente por ver estes animais como amigos e companheiros dedicados e fiéis de todas as horas e não como meros objectos descartáveis.

Ainda mais incompreensível para mim - posso estar errado - é aquela situação na qual os futuros donos se dirigem a um criador de uma determinada raça de cães para garantir a adopção (pagando, obviamente) de um dos futuros rebentos da próxima ninhada, enquanto milhões de "rafeiros" vagueiam todos os dias pelas ruas abandonados, sem sequer terem cometido qualquer crime, ansiando apenas que um dia o vento da sorte mude de direcção e que alguém com coração se decida a dar-lhes todo o amor e carinho que merecem.

Tudo isto me lembra um pouco as monarquias antigas, nas quais apenas aqueles que tinham a sorte de nascer no seio de boas famílias poderiam almejar a viver uma vida luxuosa e cheia de privilégios com que as classes mais baixas apenas poderiam sonhar. Parece-me muito injusto... Mas posso estar errado... O mundo não é justo? Então todos estamos errados...


Não fui capaz de publicar imagens de cachorrinhos abandonados para ilustrar melhor a situação, porque me provocam sempre uma reacção estranha a que costumamos chamar choro...